Recoleta, juntamente com trechos dos bairros do Retiro e Palermo, faz parte da área conhecida como Barrio Norte, local de habitação tradicional dos setores mais abastados da sociedade, podemos encontrar as filiais das mais importantes lojas de roupa do mundo, centros comerciais e culturais e ótimos restaurantes e lanchonetes, como o Hard Rock Café, este eu aconselho muito a ir. O ambiente é super gostoso e a comida é maravilhosa por um preço muito bom, estilo Outback.
Gente, eu sou completamente apaixonada por esse bairro. Ele nem precisava ter algo em especial para visitar. Acho uma delícia ficar andando por aquelas ruas lindas, principalmente no outono/inverno quando as folhas estão caindo, com aqueles prédios, praças, aiai, liiindo! Mas lógico que vou citar alguns lugares para visitar:
Esta rua não é linda? Todas as ruas da Recoleta são assim!
Chegando no cemitério. |
O famoso Cementerio de la Recoleta (Junín 1760) é um dos mais bonitos e mais visitados do mundo. Suas tumbas guardam os restos de famílias tradicionais argentinas, além de grandes personagens históricos. Evita, apesar de protestos por suas origens humildes, conseguiu ser enterrada aqui e hoje repousa na cripta da família Duarte. Mas não espere muita coisa, pois é bem simples.
Mausoléu da Família Duarte, onde está Eva Perón. |
Entrada, interior e saída do cemitério.
Que tal depois de sair do cemitério, dar uma volta na praça em frente, comer uma alfajor no Havanna ou um delicioso sorvete no Freddo?? |
Ou só ficar curtindo, vendo a linda paisagem? |
A Basílica Nuestra Señora del Pilar (Junín 1892) situa-se ao lado do cemitério e é uma das mais antigas de Buenos Aires, com linhas barrocas e fachada branca. Possui em seu interior um pequeno museu com diversos elementos em estilo barroco.
Gomero é uma árvore centenária, histórica com galhos de até 50 m de comprimento e 20 de altura. Está localizada na frente do café La Biela, na praça em frente ao cemitério.
Centro Cultural Recoleta oferece diversas atividades: dispõem de salas para exposições de pintura, desenho e escultura, salas de teatro e outras equipadas para a produção musical (junín 1930). O edifício em estilo italiano é um dos mais antigos da cidade. Oferece visitas guiadas. http://www.centroculturalrecoleta.org
O Museo Nacional de Bellas Artes possui umas das mais importantes coleções de arte do continente, conta com variadas obras de artistas nacionais e internacionais. O acervo do MNBA é o maior do país e um dos mais importantes da América Latina. Entrada gratuita. De Terça a Sexta das 12h30 às 19h30. Sábados e domingos das 9h30 às 19h30.
A Plaza Francia fica em frente ao MNBA. Aos sábados, domingos e feriados das 11 às 18h, rola a feira hippie ou dos artesãos bem famosa.
O Buenos Aires Design foi o primeiro centro comercial latino-americano voltado exclusivamente para a arquitetura, design e decoração. No terraço está o Paseo del Pilar, repleto de restaurantes com mesinhas externas e com uma bela vista para a Plaza Francia. No terraço é onde fica localizado o Hard Rock Cafe.
O Village Recoleta é um moderno complexo de cinemas que fica atrás dos muros do cemitério e que inclui um setor de alimentação e outros comércios. Nas imediações, existem muitas outras opções de bares e restaurantes.
Facultad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires: Projeto de mais de 40 mil metros quadrados em estilo greco-romano.
Floralis Generica localizada na Plaza de las Naciones Unidas (ao lado da Facultad de Derecho) é uma gigantesca escultura em forma de flor, construída inteiramente em aço e alumínio. A flor abre e fecha gradativamente suas pétalas da mesma maneira que uma flor natural com a luz do sol. Quando você entra na praça, tem um painel dizendo que ela fecha todos os dias por volta das 20h30, exceto nos dias 24/12 (ou 25, não lembro), 31/12, 25/05 e outro dia que não me recordo. Fui lá dois dias seguidos e não vi a flor fechar. Então não sei se eles mudaram a programação.
Floralis Generica localizada na Plaza de las Naciones Unidas (ao lado da Facultad de Derecho) é uma gigantesca escultura em forma de flor, construída inteiramente em aço e alumínio. A flor abre e fecha gradativamente suas pétalas da mesma maneira que uma flor natural com a luz do sol. Quando você entra na praça, tem um painel dizendo que ela fecha todos os dias por volta das 20h30, exceto nos dias 24/12 (ou 25, não lembro), 31/12, 25/05 e outro dia que não me recordo. Fui lá dois dias seguidos e não vi a flor fechar. Então não sei se eles mudaram a programação.
Biblioteca Nacional está localizada em um chamativo edifício de moderno brutalista-racionalista, a biblioteca tem em seu acervo mais de 1.800.000 títulos além de organizar diversas atividades culturais. Para entrar é necessário apresentar documento de identificação. O acesso do público é gratuito. Oferece visitas guiadas. http://www.bibnal.edu.ar/
Palais de Glace ou Palacio Nacional de las Artes é um centro de exposições nacionais e internacionais. Também promove diversas palestras. Inaugurado no início do século XX, com características do estilo francês. Oferece visitas guiadas. Aberto de segunda a sexta de 13 às 20h e fins de semana de 15 às 20h. http://www.palaisdeglace.org
Quase em frente ao Patio Bullrich, fica o Parque Thays, em homenagem ao arquiteto e paisagista francês Carlos Thays, onde o destaque é a escultura Torso Masculino Desnudo do colombiano Fernando Botero.
Onde comer:
· Hard Rock Cafe
· El Sanjuanino – lá tem umas das melhores empanadas de Buenos Aires. Há quem diga que são as melhores mesmo!
Dentro do restaurante. |
É bem pequenininho, simples, mas as empanadas realmente são deliciosas!
Bem, de Recoleta acho que é isso.
Irei pela 1ª vez em Buenos Aires e seu blog está me ajudando muitooo, mas ficou uma grande dúvida: Pelo o que andei observando há muitos passeios para o dia e para a noite o que vc sugere? Ficarei 4 noites e ainda não sei como montar meu roteiro noturno. Me ajuda??? rs Bjos e até mais!!
ResponderExcluirOlá Gê Mendes, desculpe não ter respondido antes, o trabalho em dezembro foi tenso!!!
ExcluirEntão, como eu passava o dia inteiro fora, voltava para o hotel lá pela meia noite, não fui para nenhuma balada ou afins. Algo que posso recomendar são as milongas. Acho que no post sobre tango eu falo algo sobre isso. Vou checar, se não, vou fazer um post sobre vida noturna, baseado em indicações de outros blogs.
Bjos da bá