domingo, 1 de maio de 2011

Como usar o transporte público.

Usar o transporte público em BsAs é muito fácil e, melhor ainda, barato, pois ele é todo subsidiado pelo governo.
As linhas de metrô seguem as principais vias de BsAs:


Você vai na bilheteria e peça quantas viagens você quer comprar. No caso de ser apenas a ida para duas pessoas, digam "Dos viajes para dos personas", pois se você pedir apenas duas viagens, eles podem entender como ida e volta, te dão apenas um ticket que não pode ser usado duas vezes seguidas. Na foto abaixo está o ticket de ida e volta.


O interessante também é que no itinerário que tem acima das portas do metrô estão escritos os nomes de todas as ruas que cruzam a linha e dessa forma se guiar sobre a melhor estação para descer.
Assim como em Sampa e nos outros lugares que tenham metrô, você pode fazer baldeação (combinación) entre as estações sem pagar a mais, só seguir corretamente as placas. Cuidado que às vezes as saídas da estação são por meio de escadas rolantes, sem catracas no meio. Quando vc vê, já está na rua!

Agora sobre os ônibus. Antes de mais nada, no momento em que colocar seus pezinhos em BsAs vá em uma banca de revistas e  compre o Guia "T". Nele tem todas as linhas de ônibus e seus itinerários. É super fácil de usar. Você vê em que quadrante da cidade você está e compara com aquele que você quer ir e vê quais são as linhas que batem. Fácil assim!!



E o número dos "micros" (busões) ficam bem grandes em todos os lados e no letreiro. Só tome cuidado com as linhas duplicadas, que em geral têm cores diferentes na numeração do letreiro. No Guia "T" tem a descrição das rotas de cada "micro" (esta é a forma que ouvimos todos chamar os ônibus por lá).

Olha o número do ônibus ai! Se tiver mais de um itinierário na linha, o fundo onde fica esse número muda de cor.


Essa maquininha do lado esquerdo da foto é onde você coloca as moedas e retira o recibo. 
Ao entrar no ônibus você diz ao motorista o cruzamento, rua ou bairro que você quer descer, ele te dirá o preço e você coloca suas moedas na máquina que fica atrás dele. Ela dá troco, mas o importante é que OS ÔNIBUS SÓ ACEITAM MOEDAS! É uma merda isso, porque as vezes é bem difícil encontrar lojas dispostas a trocar notas por moedas. Até quando a gente pede para dar o troco em moedas eles recusam, dizem que têm poucas. Os melhores lugares são as farmácias e loterias (¿Puedes cambiar por monedas?), foi onde conseguimos sempre. Também perguntamos para pessoas nos pontos de ônibus que tinham uma bolsinha cheias de moedas. Mas a tendência é ficar cada vez mais difícil, pois agora eles usam cartões tipo o bilhete único de São Paulo, chamados de "monederos". Irônico. Tem que estar preparada ou nada de busão! Depois de pagar é só dar o sinal (botões naquelas barras para segurar, que só ficam perto da porta, ao contrário de várias cidades brasileiras, cujos ônibus têm campainhas em todo canto) e descer. Ah! Guarde seu recibo até descer do ônibus. As vezes rola fiscalização e se você estiver sem, rola treta!!


O trem eu utilizei apenas uma vez quando fui fazer o passeio do Trem de La Costa (depois falo sobre este passeio), mas é no mesmo esquema do ônibus, ao menos as linhas que saem da estação Retiro. Você paga de acordo com o percurso que você irá fazer.

  
Em Puerto Madero existe um trem chamado Celeris que faz o percurso mostrado na figura abaixo. Na verdade é mais para turista que para os nativos, falo isso, porque sempre estão vazios. Mas custa só $1,00 então sai mais barato que o ônibus para percorrer este trecho. Ah! Ele tem muitas janelas, então dá para curtir a paisagem e, se você for turista como eu, tirar muitas fotos!!



Dentro do trem. Muito limpo e novo.
Vista externa na estação Córdoba.
Além dessas opções, tem também as bikes. Existem alguns pontos na cidade que você pode pegar uma bike de graça e pode devolvê-la em até duas horas em qualquer outro posto que tem pela cidade. Uma maravilha, porque tem bastantes ciclovias pela cidade! Mais informações aqui!

Tem até farol para bike!
Bem, acho que é isso sobre os transportes públicos.

Bjos da bá

0 comentários:

Postar um comentário