terça-feira, 17 de julho de 2012

Passeando pela Grande Buenos Aires Norte!

Assim como Alphaville, Granja Viana, na grande São Paulo, os portenhos mais abastados preferem morar em áreas residenciais fora de Buenos Aires, em cidades que beiram o Rio da Prata. No extremo norte, está o "Delta do Paraná", "Delta do Tigre" ou simplesmente "Tigre", um gigantesco conjunto de ilhas, reserva natural da flora e fauna nacional, destino de milhares de portenhos aos finais de semana.

A área verde escura representa todo o delta do Rio da Prata. O destaque em vermelho seria a região que a gente conhece durante o passeio pelo Tren de la Costa, pela Av. del Libertador ou pelo passeio pelo Tigre de barco. (Modificado de http://www.guiageo-americas.com/mapas/rio-prata.htm).
Pela sua proximidade com a capital, a região transformou-se em um lugar privilegiado de residência e miniturismo. San Fernando é a capital nacional da náutica, (a Argentina tem 44 campeões mundiais de yachting). San Isidro é a capital nacional do Rugby, com importantes clubes de transcendência internacional.
 
Grande Buenos Aires (NASA)
Uma das formas para conhecer esta área é através do passeio no Tren de la Costa. Esta linha foi inaugurada em 1995. Ela margeia o Rio da Prata passando por lindos bairros residenciais e comerciais, entre as estações Maipú, na localidade de Olivos até a estação Delta, em Tigre. Muitas das estações possuem linhas clássicas inglesas.
Como chegar ao Tigre:
  • Ônibus: Linha 60

  • Carro: saindo de Buenos Aires, seguir pela Autopista del Sol, Acceso Norte e Ramal Tigre.

  • Trem: pega o trem na estação Retiro e desce na estação Mitre. Na bilheteria fala que quer ir para o Tren de la Costa que eles já te dão a passagem certa. Só tem que entrar na plataforma certa! Desça na estação Bartolomé Mitre atravesse uma passarela, terá placas indicando onde você pega o Tren de la Costa. Você pode comprar a passagem que permite descer em cada uma das estações. O ideal é fazer este passeio nos finais de semana, pois próximo às estações funcionam feiras de artesanato e antiguidades. Eu fui durante a semana e estava absolutamente tudo fechado, menos o cassino. Até desanimei de descer em todas as estações, mas agora já aprendi a lição e da próxima vez faço o passeio completo!
Horários de funcionamento do Tren de la Costa:
Maipú - Delta – Ida
Segunda a quinta - 7h10 às 23h
Sexta - 7h10 às 0h
Final de semana - 8h30 às 0h10
Delta - Maipú – Volta
Segunda a quinta - 6h40 às 22h30
Sexta - 6h40 às 23h30
Final de semana - 8h às 23h40


AVENIDA DEL LIBERTADOR

Se você está de carro ou bicicleta, a Avenida del Libertador liga cada uma das cidades da zona norte e vai da Capital até o Tigre.
É mais ou menos o percurso do Tren de la Costa.
Sobre o passeio de barco pelo Tigre, vou pedir para um amigo escrever sobre ele, pois não fiz este passeio.
Nos próximos posts eu vou escrever um pouquinho sobre cada cidade pelas quais o Tren de la Costa passa, o que fazer, essas coisas.
Bjos da bá

0 comentários:

Postar um comentário